Federações e Associações - A vantagem de sermos muitos
Muita gente acha que pouco é bom é melhor que muito e mau. Ora bem, está mal, isso não faz sentido nenhum, basta vermos o exemplo prático que nos dão as mentes iluminadas da nossa ornitofilia, os manda-chuvas da coisa.
Eu não percebo como é que alguns criadores dizem que deviamos ter só um federação. Já imaginaram como seria triste a vida só com um clube de futebol? Isto no fundo é a mesma coisa.
E os clubes? Por isso é que se chamam clubes e se são clubes tem que haver muitos, deviamos era mudar os nomes às Federações para passarem também a ser clubes, assim tinhamos uma coisa muito mais gira:
Clube dos que não gostam do Sul
Clube dos que não gostam do Norte
Clube dos que lá ficaram com as Ilhas
Clube que não é clube porque os outros clubes não se entendem
Deste o nome do ultimo tinha que ser bem pensado porque aquilo dava uma sigla muito estranha e depois os outros manda-chuvas do Grande Clube lá de fora não conseguiam soletrar a coisa.
E os outros clubes todos continuavam na mesma, aliás deviamos ter ainda mais clubes, eu até acho que isto agora da moda dos especificos é boas ideia, devia haver um clube especial só para cada cor de canário, isso é que era trabalho a sério! Aquilo tudo junto não tem piada nenhuma. Já foram a alguma exposição com canários? Um gajo tem uns 600 todos iguais, só muda a cor, podiam ser mais originais, como fazem aqueles tipos que praticam técnicas de cabeleireiro nos canários e ficam todos eriçados, esses sim, isso é arte.
Haver muita gente e muito clube é sempre bom, devia ser obrigatório tipo carta de condução todo o português criar pássaros. Isto era o ideal para melhorar até a economia dos portugueses. É que a criar passarinhos ninguém para impostos, por exemplos, já se um tipo abre um negócio qualquer está lixado, mesmo que venda muito menos, não interessa. Chama-se a este fenómeno o Plano ornitofilia para o futuro. No fundo é simplesmente uma forma de incentivo à inovação e actividade empresarial, segundo me disse um bom amigo, próximo do Ministro das Finanças.
Durante 20 anos não cobram impostos aos passarinhos e deixam os fazer muitos clubes e federações, depois um dia já são tantos que decidem juntar-se e ir perguntar lá a São Bento se podem ter algumas regalias, apoios, e afins e ai, os gajos caiem-lhes em cima com a força toda.
Lá está mais uma grande vantagem de termos muita federação e muito clube, assim todos pensam que são pequeninos, se um dia se juntam e têm a ideia de fazer uma manifestação ainda a coisa corre mal.
Outra grande vantagem é que um tipo assim tem 3 meses no ano para andar a sair com os amigos e nos copos, porque tem sempre muita escolha para ir ver exposiões (mesmo que não vá) ou para dizer à mulher que vai para reuniões do clube até às 3 da matina. E assim pode aproveitar para justificar a coisa em vez de arranjar outra desculpa qualquer, muito menos compreensível.
Por isso deixem-se lá de confusões, assim é que estamos bem, mesmo que o pessoal pense que as mentes iluminadas não se entendem não é verdade, isto é tudo uma estratégia para não darem por nós. De mansinho é que se anda bem.
Manel dos Pássaros - SUPERcriador